VITAMINA D EM DOENÇAS AUTOIMUNES


VITAMINA D

O assunto mais comentado hoje em dia em suplementação é o uso de Vitamina D em megadoses. Até recentemente se acreditava que pessoas em países com muito Sol como o Brasil não precisavam suplementar Vitamina D, porque a pele já sintetizaria em grande quantidade estimulada pela radiação solar. Só que na vida moderna, as pessoas não se expõem mais ao Sol, ficam sempre dentro de casa e escritórios, e usam filtro solar ! Pesquisas recentes demonstram que no Brasil grande parte da população tem deficiência de Vitamina D.
O novo interesse nesta Vitamina tem sido no controle de doenças auto-imunes, como esclerose múltipla e artrite reumatóide. A Vitamina D definitivamente modula nossa imunidade, fato comprovado por centenas de novos estudos em Artrite reumatóide, doenças inflamatórias intestinais, esclerose múltipla e diabetes.
Mas cuidado : as megadoses de Vitamina D podem causar efeitos adversos, e só devem ser usadas com acompanhamento médico.

Mais alguns dados importantes:
Segurança da suplementação de vitamina D: recomendações de autoridade de saúde para melhorar os níveis séricos de vitamina diferem em muitos países. Atualmente, não há consenso internacional no nível ideal de suplementação desta vitamina. Enquanto o limite diário máximo tolerável para sociedade de endocrinologia seja 10.000UI, institutos mais conservadores consideram suplementação de até 4.000UI para ser segura.
Efeitos adversos: embora os níveis séricos de vitamina D>150ng/ml possam causar intoxicação aguda de vitamina D com hipercalcemia, hipercalciuria e calcificação nos órgão, doses prolongadas diárias de até 10.000UI são consideradas seguras e a maioria dos casos de intoxicação por vitamina D têm sido atribuídas a consumos diários prolongados e não intencionais>40.000UI.
( Prietl B, Treiber G, Pieber TR, Amrein K. . Vitamin D and the Immune Function. Nutrients 2013, 5, 2502-2521.)