Unidade Centro:
(16) 3721-1590
Unidade 07 de Setembro:
(16) 3720-2020

TRATAMENTO DE FERIDAS DE DIFÍCIL CICATRIZAÇÃO


Produtos Manipulados / 03/06/2016

 O tratamento de feridas (úlceras) de pele de difícil cicatrização , como as escaras e úlceras diabéticas, é um desafio para médicos, enfermeiros e cuidadores.

Para auxiliar neste problema, a Fórmula Certa desenvolveu formulações contendo ácido linoleico, baseada nas evidências do estudo brasileiro que descrevemos abaixo :

Tratamento de Úlceras Crônicas de Difícil Cicatrização com Ácido Linoleico - Jornal Brasileiro de Medicina

A reparaçäo tecidual e a cicatrizaçäo de feridas säo processos complexos que envolvem resposta inflamatória, granulaçäo e remodelaçäo tecidual. Quando o processo da reparaçäo é prejudicado, a lesäo tende a tornar-se crônica.

OBJETIVO E MÉTODOS : Este é um estudo randomizado, multicêntrico, duplo-cego e placebo-controlado, envolvendo 100 pacientes portadores de úlceras crônicas de diferentes etiologias. Seu objetivo foi verificar a capacidade do ácido linoleico estimular o tecido de granulaçäo e cicatrizar feridas crônicas, avaliando também os efeitos colaterais e a tolerabilidade do paciente ao tratamento.

RESULTADOS : As lesões tratadas com ácido linoleico mostraram diferença significativa no desenvolvimento do tecido de granulaçäo e cicatrizaçäo por ANOVA com p < 0,001. Das úlceras tratadas com ácido linoleico, 100 % granularam até a segunda semana e 90,4 % cicatrizaram. Das tratadas com placebo, 1,5 % apresentaram tecido de granulaçäo na quarta semana e 1,5 % cicatrizaram. Näo se observou efeito colateral severo e o tratamento foi bem tolerado

BENEFÍCIOS
. Baixo custo de tratamento.
. Cicatrizante baseado em estudos clínicos.
. Presente em óleos vegetais alimentícios, o Ácido Linoleico tem pouco potencial de causar alergias.

Converse com nossos farmacêuticos !
 

Navegue pelas Tags:

veja também